GIRO POLÍTICO - 04/11
por MARCO ANTÔNIO DO CARMO
OPINIÃO
GIRO POLÍTICO - 04/11
Informação e opinião sobre a política de todo o Brasil.
MARCO ANTÔNIO DO CARMO
Feriados em Rio Preto
O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, já está se antecipando para as festividades de fim de ano e publicou o decreto municipal Nº 19.999 nesta sexta-feira (1). O documento define os dias de ponto facultativo para as repartições públicas municipais, pensando nos feriados de Natal e Confraternização Universal.
O ponto facultativo vai rolar em três datas: 24 de dezembro (véspera de Natal, uma terça-feira), 26 de dezembro (quinta-feira, até as 13h, um dia depois do Natal), e 31 de dezembro (véspera de Ano Novo, também uma terça-feira). Ou seja, um respiro para os servidores curtirem a época festiva! Mas, claro, serviços essenciais e de interesse público não podem parar e vão funcionar normalmente.
O decreto ainda orienta os secretários municipais a avaliarem se precisam de medidas extras para garantir que os serviços essenciais sigam funcionando direitinho. Ah, e um detalhe importante: quem trabalhar nesses dias não vai ter as horas contadas como extraordinárias.
Pablo Marçal e Bolsonaro trocam farpas
O ex-candidato Pablo Marçal (PRTB) soltou o verbo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em um vídeo publicado nesta sexta-feira (1º). De olho nas eleições presidenciais de 2026, Marçal pediu para Bolsonaro "tocar a vida" e avisou que, se as provocações continuarem, o “pau vai quebrar”.
“Bolsonaro, toca a sua vida aí, irmão, seja candidato. Deixa eu em paz aí. Estou falando sério, eu gosto de você, fica tranquilo. Toca a sua vida”, disse Marçal. Ele afirmou que, enquanto os apoiadores de Bolsonaro se mobilizam contra ele, ele está tranquilo, mas determinado a disputar a Presidência em 2026.
O ex-coach também comentou sobre a inelegibilidade de Bolsonaro, definida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que impede o ex-presidente de concorrer até 2030. Enquanto o PL tenta aprovar um projeto de anistia, Marçal criticou Bolsonaro por agir como um “malvadão” em vez de lutar para se tornar elegível. “Cuida da sua vida, cara. Não tenta ser o malvadão para cima de mim não, porque eu sou uma pessoa boa”, declarou.
Desde a campanha para a Prefeitura de São Paulo, quando Marçal ficou em terceiro lugar, a troca de farpas entre os dois tem sido intensa. Recentemente, Bolsonaro disse que se arrependeu de ter presenteado Marçal com uma medalha em junho deste ano.
Em mais um episódio da briga, Marçal exigiu a devolução dos R$ 100 mil que ele investiu na campanha de Bolsonaro em 2022. Bolsonaro, por sua vez, afirmou que a doação foi "do coração" e que nunca teve o apoio do político do PRTB.