Ouça ao vivo
Agora no ar

Javier Milei promete reduzir em 90% os impostos nacionais na Argentina

por FELIPE VITAL
2024-12-11 15:58:34
POLÍTICA

Javier Milei promete reduzir em 90% os impostos nacionais na Argentina

Presidente argentino defende agenda liberal para impulsionar a economia em 2025.

FELIPE VITAL - 11/12/2024 15:58:34
Foto: Divulgação

Javier Milei promete reduzir em 90% os impostos nacionais na Argentina -


O presidente da Argentina, Javier Milei, revelou nesta terça-feira (10) que sua equipe está finalizando uma reforma tributária que deve reduzir em 90% os impostos nacionais a partir de 2025. Durante discurso que marcou seu primeiro ano de governo, Milei também prometeu devolver às províncias a autonomia fiscal.


"Minha equipe está terminando nos próximos dias uma reforma tributária estrutural que reduzirá em 90% a quantidade de impostos nacionais e devolverá às províncias a autonomia fiscal que elas nunca deveriam ter perdido", afirmou. O presidente destacou que espera uma "verdadeira competição fiscal" entre as províncias no próximo ano, atraindo mais investimentos.

Além disso, Milei anunciou uma ampla agenda de reformas, incluindo mudanças previdenciárias, trabalhistas, nas leis de segurança nacional, penais e políticas. Ele também reiterou sua promessa de campanha de extinguir o Banco Central da República Argentina (BCRA), implementando um sistema de competição de moedas que permite aos cidadãos usarem a moeda que preferirem, exceto para pagamento de impostos, que seguem em pesos argentinos.

O presidente defendeu ainda maior liberdade no comércio exterior, propondo a remoção de barreiras tarifárias no Mercosul. Como prioridade, Milei quer negociar um tratado de livre-comércio com os Estados Unidos, resgatando a ideia da ALCA, abandonada no início dos anos 2000. "Imagine o que poderíamos ter crescido nessas duas décadas se tivéssemos negociado com a maior potência mundial", afirmou.

© 2024 - br8news - Todos os direitos reservados