Ouça ao vivo
Agora no ar

Coronel Fábio Candido registra BO para investigar irregularidades em jornadas nas UPAs

por FELIPE VITAL
2025-01-14 16:29:26
ACUSAÇÃO

Coronel Fábio Candido registra BO para investigar irregularidades em jornadas nas UPAs

Denúncias anônimas apontam morosidade no atendimento, e sindicância pode levar à exoneração de servidores.

FELIPE VITAL - 14/01/2025 16:29:26
Foto: Divulgação

Coronel Fábio Candido registra BO para investigar irregularidades em jornadas nas UPAs -


O prefeito de São José do Rio Preto, Coronel Fábio Candido (PL) informou que as denúncias sobre irregularidades na jornada de trabalho de profissionais das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade já foram registradas no 1º Distrito Policial. A informação foi divulgada em entrevista ao jornal DHoje Interior.


Segundo o prefeito, os fatos apontam indícios de crimes e, por isso, foram encaminhados à polícia para investigação. “A população é os nossos olhos. Se houver alguma irregularidade, será apurado com o devido processo legal”, afirmou o prefeito, incentivando a comunidade a continuar denunciando problemas no atendimento.

As investigações iniciais apuram a morosidade no atendimento por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e plantonistas. O prefeito destacou que há indícios de que o Sindicato dos Médicos teria incentivado essa lentidão. “Recebemos denúncias contundentes e, com isso, será instaurada uma comissão de sindicância para verificar os fatos e adotar as medidas necessárias.”

Candido informou que profissionais investigados poderão ser afastados temporariamente e, caso as irregularidades sejam confirmadas, sofrerão sanções que variam de advertência à exoneração do serviço público. Ele acrescentou que gestores foram substituídos para melhorar o controle de escalas e frequência dos atendimentos.

A sindicância, inicialmente focada nas UPAs, será ampliada para toda a rede de saúde do município. “O problema é amplo, mas há maior incidência nas UPAs. Identificamos casos como médicos atendendo apenas dois pacientes em um turno inteiro, o que fundamenta as investigações”, concluiu.

Resposta do Sindicato

A presidente do Sindicato dos Médicos de São José do Rio Preto, Merabe Muniz, afirmou não ter sido informada formalmente sobre a sindicância. Em vídeo divulgado nesta manhã, Muniz criticou o que chamou de retaliação por ter exposto problemas na saúde pública. “Estão me colocando como foco, visivelmente em uma conduta de retaliação, enquanto dizem que há outros médicos envolvidos”, declarou.

A investigação segue, e a administração municipal reforça o compromisso com a transparência e a qualidade no atendimento à população.

© 2024 - br8news - Todos os direitos reservados