TRE-SP cassa mandato de Carla Zambelli; decisão ainda cabe recurso
por FELIPE VITAL
POLÍTICA
TRE-SP cassa mandato de Carla Zambelli; decisão ainda cabe recurso
Deputada foi considerada inelegível por oito anos por abuso de poder político e uso indevido da mídia.
FELIPE VITAL - 31/01/2025 14:39:47
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) decidiu, nesta quinta-feira (30), pela cassação do mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). A decisão foi tomada por 5 votos a 2, mas ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que impede efeitos imediatos.
Zambelli também foi declarada inelegível por oito anos, contados a partir de 2022, por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. A ação foi movida pela deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e analisada pelo TRE-SP desde dezembro do ano passado.
No julgamento, o relator do caso, desembargador Encinas Mafré, apontou “abuso da liberdade de expressão e ato de evidente má-fé” por parte de Zambelli. Ele citou uma publicação feita em 2022, na qual a deputada afirmava que urnas eletrônicas em Itapeva (SP) teriam sido manipuladas.
Após a decisão, Zambelli afirmou que seguirá no cargo enquanto houver possibilidade de recurso. “Essa decisão não tem efeitos imediatos, e irei continuar representando São Paulo e meus eleitores até o encerramento dos recursos cabíveis”, declarou.