Boulos descarta troca de PSOL pelo PT e diz que não será candidato ao Senado em 2026
por FELIPE VITAL
POLÍTICA
Boulos descarta troca de PSOL pelo PT e diz que não será candidato ao Senado em 2026
Deputado reforça vínculo com o Partido Socialismo e Liberdade e nega planos para o Senado, após derrota nas eleições municipais em São Paulo.
FELIPE VITAL - 20/12/2024 14:27:11
O deputado Guilherme Boulos afirmou que permanecerá no PSOL, não irá ao PT e descartou qualquer intenção de concorrer ao Senado nas eleições de 2026. Em entrevista ao jornal Metrópoles, o parlamentar destacou que não alimenta ressentimentos com o diretório paulista do partido de Lula, mesmo após críticas internas ao apoio do presidente à sua candidatura à Prefeitura de São Paulo, onde foi derrotado no segundo turno por Ricardo Nunes (MDB).
“Estou muito bem onde estou. Quando entrei na disputa política institucional, vindo de muitos anos de militância no movimento social, o PSol foi o partido que me acolheu. É um partido onde me sinto representado pela sua direção, pelos seus quadros políticos e pelas suas pautas. Isso [troca de legenda] não está posto”, declarou Boulos.
Carreira e alianças políticas
Com trajetória política iniciada no Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto, Boulos ganhou destaque nacional ao concorrer à Presidência da República em 2018. Na ocasião, sua campanha foi marcada por debates acalorados contra Jair Bolsonaro e por se apresentar como alternativa à esquerda fora do PT.
Em 2022, em um gesto estratégico, o PSOL se alinhou ao PT, atendendo ao pedido de Lula. Em vez de disputar o Governo de São Paulo, Boulos concorreu a uma vaga na Câmara dos Deputados, enquanto Lula apoiava Fernando Haddad para o Palácio dos Bandeirantes. O acordo incluía o apoio do PT a Boulos para a eleição municipal em São Paulo este ano.