Brasil mantém embaixadora na posse de Nicolás Maduro
por FELIPE VITAL
POLÍTICA
Brasil mantém embaixadora na posse de Nicolás Maduro
Decisão reflete postura de baixo perfil nas relações com a Venezuela após polêmicas sobre eleições e prisão de líder opositora.
FELIPE VITAL - 10/01/2025 10:46:13
O governo brasileiro decidiu enviar a embaixadora Glivânia Maria de Oliveira para representar o país na posse de Nicolás Maduro, que será realizada nesta sexta-feira (10) em Caracas. A confirmação ocorreu após o Itamaraty analisar a situação política da Venezuela, especialmente após rumores de que a opositora María Corina Machado havia sido detida.
Corina foi liberada horas depois, e o regime de Maduro negou a prisão. Apesar disso, a decisão de manter a presença da embaixadora reflete uma relação diplomática considerada protocolar e de baixo perfil, sem interlocução direta com o alto escalão do governo brasileiro.
A postura está alinhada a de países aliados, como a Colômbia, que também optaram por enviar representantes diplomáticos. Recentemente, Brasil, Colômbia e México tentaram intermediar um diálogo entre Maduro e a oposição, mas os esforços não avançaram.
O Brasil, que não reconheceu as eleições presidenciais de 28 de julho devido à falta de divulgação das atas eleitorais, tem mantido uma relação distante com o governo venezuelano. A tensão se intensificou após o veto brasileiro à entrada da Venezuela nos Brics, ampliando o abismo diplomático entre os países.