Guerra comercial entre EUA e China se intensifica com novas tarifas
por FELIPE VITAL
COMÉRCIO
Guerra comercial entre EUA e China se intensifica com novas tarifas
Trump anuncia taxação de 10% sobre produtos chineses; Pequim responde com barreiras contra importações americanas.
FELIPE VITAL - 04/02/2025 15:45:46
A disputa comercial entre Estados Unidos e China atingiu um novo nível de tensão nos últimos dias, após o presidente americano Donald Trump anunciar a imposição de uma tarifa de 10% sobre produtos chineses. Em resposta, o governo chinês também revelou uma série de barreiras a importações americanas, que incluem petróleo bruto, máquinas agrícolas e gás natural liquefeito. As medidas de ambos os lados entrarão em vigor a partir do dia 10 de fevereiro.
Desde o início de seu mandato, Trump tem utilizado barreiras tarifárias como estratégia para negociar com outras nações e, no caso específico da China, para pressionar o país asiático a tomar medidas contra a produção e exportação de fentanil, uma substância opioide que tem sido responsável por milhares de mortes nos EUA. Além da China, México e Canadá também foram alvos das sanções do republicano, com taxações ainda mais pesadas, chegando a 25%.
O Ministério do Comércio da China classificou as novas tarifas como uma violação das regras da Organização Mundial do Comércio (OMC) e afirmou que o país “defenderá resolutamente seus direitos”. Além das barreiras comerciais, Pequim também anunciou restrições à exportação de materiais estratégicos, como tungstênio e telúrio, utilizados na indústria de defesa e na fabricação de células solares.
Enquanto o cenário de guerra comercial se intensifica, Trump e o presidente chinês Xi Jinping devem se reunir para tentar amenizar as tensões.