Lula está "superestável" após procedimento para evitar novo sangramento, dizem médicos
por FELIPE VITAL
SAÚDE
Lula está "superestável" após procedimento para evitar novo sangramento, dizem médicos
Previsão de alta segue para segunda ou terça-feira da próxima semana.
FELIPE VITAL - 12/12/2024 14:37:24
A equipe médica do presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou na manhã desta quinta-feira (12) que o presidente está "superestável" e com um bom quadro clínico após a realização de mais um procedimento para evitar um novo sangramento na cabeça. A previsão de alta permanece para o início da próxima semana, entre segunda e terça-feira.
De acordo com os médicos, o exame neurológico de Lula está normal. A única recomendação é repouso relativo, para evitar esforço físico e estresse emocional. O procedimento realizado no presidente não é considerado uma cirurgia, mas sim uma "embolização de artéria meníngea média", parte do protocolo pós-cirúrgico após a drenagem de um hematoma na cabeça, ocorrido devido a uma queda sofrida em outubro.
O presidente de 79 anos se manteve sereno durante todo o tratamento, seguindo as orientações médicas. "Desde o primeiro momento pós-drenagem, ele estava sentado, comendo e consciente", afirmou a equipe médica. O procedimento começou por volta das 7h10 e durou menos de uma hora, sendo feito com sedação, pois se tratou de uma intervenção minimamente invasiva. Não foi necessária anestesia geral.
Os neurologistas que acompanham o caso explicaram que a intervenção foi preventiva, uma vez que não houve novo sangramento. "A chance de [o hematoma] se refazer é baixa", afirmou o neurologista Rogério Tuma, enquanto Marcos Stavale reforçou que o "risco de ter um novo sangramento é estatisticamente desprezível". Segundo ele, Lula está "neurologicamente perfeito", conversando normalmente e em ótimo estado.