Primeira sessão da Câmara de Rio Preto após eleições é marcada por confusão
por FELIPE VITAL
POLÍTICA
Primeira sessão da Câmara de Rio Preto após eleições é marcada por confusão
Discussão entre Renato Pupo e Fábio Marcondes termina com microfone danificado e copo quebrado após troca de acusações sobre irregularidades eleitorais.
FELIPE VITAL - 09/10/2024 13:11:08
A primeira sessão da Câmara Municipal de São José do Rio Preto, realizada nesta terça-feira (8), após o resultado do primeiro turno das eleições, foi marcada por uma acalorada discussão entre o vereador reeleito Renato Pupo (Avante) e o candidato a vice-prefeito Fábio Marcondes (PL). O desentendimento resultou em danos a um microfone e na quebra de um copo.
A confusão teve início quando Marcondes, ao utilizar a tribuna, provocou o vereador Jorge Menezes (PSD), reeleito para mais um mandato. Em seu discurso, Marcondes acusou a chapa adversária, encabeçada por Itamar (MDB), de irregularidades durante a campanha eleitoral.
Renato Pupo, por sua vez, aproveitou a fala para rebater Marcondes, lembrando que o candidato do PL havia questionado a capacidade do Avante de alcançar o quociente eleitoral em sessões anteriores. "Meu partido fez, estou aqui e ele, querendo ou não, vai ter que me ver por mais quatro anos combatendo as irregularidades", declarou Pupo, sem poupar críticas. O vereador delegado também mencionou a existência de um vídeo relacionado a Marcondes, sem dar maiores detalhes.
A troca de acusações esquentou quando Marcondes chamou Pupo de "falso moralista" e, em seguida, questionou: "Que vídeo é este que está rodando? Se o senhor está vendo vídeo, está sendo cúmplice."
A presidente da sessão, vereadora Karina Caroline (Podemos), interveio, negando o direito de resposta a Pupo e pedindo que ele se recompusesse. Irritado, o vereador do Avante bateu repetidamente o microfone na mesa, danificando o equipamento. De acordo com técnicos da TV Câmara, o microfone sofreu avarias, mas não foi completamente quebrado. Durante a discussão, o terno de Marcondes esbarrou em um copo sobre a mesa de Pupo, fazendo com que o objeto caísse e se quebrasse no chão, sendo rapidamente recolhido pela equipe de limpeza.
O tumulto foi encerrado com a intervenção do presidente da Câmara, Paulo Pauléra (Progressistas), que retornou à Mesa Diretora e pediu calma aos parlamentares. Após a confusão, a sessão seguiu normalmente com a fala de Jean Charles (MDB).
Confira a discussão: