Lula cita fake news e defende “luta de rua” contra desinformação
por FELIPE VITAL
POLÍTICA
Lula cita fake news e defende “luta de rua” contra desinformação
Presidente diz que democracia é a maior prejudicada com avanço da extrema-direita.
FELIPE VITAL - 30/01/2025 16:01:19
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar, nesta quinta-feira (30), a disseminação de fake news contra o governo. Segundo ele, é “fácil” espalhar mentiras na internet, mas “difícil ter coragem” de ir às ruas debater com a população.
“Quem quiser derrotar a política do meu governo vai ter que aprender a fazer luta de rua, porque é mais fácil na internet mentindo. Agora, é muito difícil ter coragem de ir à rua conversar com o povo e discutir com o povo as coisas que estão acontecendo no país”, afirmou Lula em entrevista no Palácio do Planalto.
O petista alertou que a democracia será a “grande derrotada” se houver avanço da extrema-direita e da desinformação. Para combater as fake news, ele prometeu ampliar o diálogo com a imprensa. “Estou convencido que vamos terminar o mandato em situação extremamente positiva”, declarou.
O discurso ocorre após a chamada “crise do Pix”, episódio que desgastou a imagem do governo. Pesquisa Genial/Quaest divulgada na última segunda-feira (27) apontou queda de cinco pontos percentuais na aprovação de Lula, que caiu para 47%. Pela primeira vez, a desaprovação (49%) superou a aprovação na série histórica do levantamento, iniciada em fevereiro de 2023.
Apesar do cenário, Lula garantiu que está 100% recuperado e pronto para viajar pelo país, buscando estreitar o diálogo com a sociedade. “Quero visitar a sociedade brasileira e estabelecer uma conversa muito verdadeira”, concluiu.