BR8 News
HEC recebe certificação de Selo Pleno do Programa 'Hospital Amigo do Idoso'
por FELIPE VITAL
RECONHECIMENTO
HEC recebe certificação de Selo Pleno do Programa 'Hospital Amigo do Idoso'
Reconhecimento é o último nível de certificação do projeto São Paulo Amigo do Idoso, destacando o atendimento prioritário e humanizado à população idosa
FELIPE VITAL - 25/09/2024 11:08:40
O Hospital Emílio Carlos, em Catanduva, foi certificado com o Selo Pleno do programa governamental "São Paulo Amigo do Idoso" na manhã da última terça-feira (24). O reconhecimento foi concedido após visita técnica de Cláudia Fló, coordenadora da Área Técnica de Saúde do Idoso da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
O Selo Hospital Amigo do Idoso, que é dividido em quatro níveis (Adesão, Inicial, Intermediário e Pleno), é atribuído a instituições públicas, privadas e filantrópicas que cumprem uma série de exigências verificadas por auditorias. O Hospital Emílio Carlos já havia conquistado os Selos de Adesão em 2017, e os níveis Inicial e Intermediário em 2019. Desde 2021, a unidade buscava alcançar o Selo Pleno, investindo em ações específicas para fortalecer o atendimento aos idosos. "Desde então temos desenvolvido ações específicas para obtenção da certificação através do Comitê Gestor Amigo da Pessoa Idosa, criando no 'Emílio Carlos' projetos estratégicos e atividades que coloquem a pessoa idosa como personagem principal da atenção à saúde e assistência hospitalar de qualidade", explicou Keity Emiliene Guim, coordenadora do Serviço de Reabilitação dos hospitais da Fundação Padre Albino.
Entre as iniciativas destacadas, as coordenadoras Keity Guim e Bruna Gabriela de Oliveira, que também atua como coordenadora do Serviço de Fisioterapia, ressaltaram a criação da Idosoteca, o protocolo multiprofissional para prevenção de quedas e lesões por pressão, e a adequação dos ambientes hospitalares, com melhorias em campainhas, corrimões e iluminação. As acomodações e a alimentação servidas aos acompanhantes, que muitas vezes também são idosos, foram outras áreas priorizadas. Além disso, o projeto “Amor em Forma de Movimento” permite que pacientes internados por períodos prolongados possam ter momentos de integração com familiares, amigos e animais de estimação em áreas externas do hospital.
Durante a visita técnica, Cláudia Fló elogiou os esforços do hospital e seus profissionais. "Nós temos muito orgulho de ver que um hospital desse porte está preocupado em dar visibilidade à pessoa idosa e atender cada vez melhor essas pessoas. A principal conquista que o Selo traz é para os pacientes porque são melhor atendidos e mostra para outras instituições que é possível melhorar", afirmou a coordenadora da Secretaria de Estado da Saúde.
Para Renata Bugatti, diretora de Saúde e Assistência Social da Fundação Padre Albino, o Selo Pleno representa a qualificação dos cuidados oferecidos pelo hospital. "Este Selo é um benefício para as nossas pessoas idosas, mas qualificamos, também, as famílias que cuidam deles e as pessoas que trabalham na instituição, trazendo melhor qualidade de vida, acessibilidade e velhice mais digna com todos os cuidados que todo ser humano merece", disse.
A certificação do Selo Pleno faz parte de um planejamento estratégico de humanização adotado pelos hospitais da Fundação Padre Albino, que visa agregar valor à experiência dos pacientes e seus familiares, além de estar alinhado aos objetivos de qualidade corporativa.