Serviço Militar Feminino abre inscrições a partir deste mês
por FELIPE VITAL
ALISTAMENTO
Serviço Militar Feminino abre inscrições a partir deste mês
Medida oferece 1.500 vagas para mulheres nascidas em 2007.
FELIPE VITAL - 02/01/2025 14:45:06
A partir de janeiro, mulheres brasileiras nascidas em 2007 – que completam 18 anos neste ano – podem se alistar voluntariamente para o Serviço Militar Inicial Feminino (SMIF). A iniciativa foi autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em agosto de 2024 e marca um avanço na participação feminina nas Forças Armadas.
O processo de alistamento pode ser realizado até o dia 30 de junho, presencialmente nas Juntas de Serviço Militar ou pelo site oficial. As candidatas poderão concorrer a vagas na Marinha, Exército e Aeronáutica, de acordo com as oportunidades disponíveis em 29 municípios, incluindo 13 capitais.
A seleção inclui entrevista, inspeção de saúde e testes físicos. As 1.500 vagas abertas em 2026 serão apenas o início, segundo o Exército, que planeja ampliar progressivamente a oferta conforme mais organizações militares aderirem ao programa.
Atualmente, as mulheres representam cerca de 10% do efetivo das Forças Armadas, somando 37 mil integrantes. Até então, o ingresso feminino se dava exclusivamente por concurso público para oficiais e sargentos de carreira ou por seleções temporárias com limite de serviço de até oito anos.
Enquanto o alistamento masculino permanece obrigatório, a adesão ao SMIF é uma oportunidade para ampliar a presença feminina nas Forças Armadas, promovendo maior inclusão e diversidade no setor.