O Pudim faz parte da categoria de cremes assados. Tem uma consistência firme, mas bem delicada ao paladar. Seu cozimento, para quem ainda não sabe, é feito em banho-maria, por isso que fica com aquela consistência lisinha por dentro que muitos amam. Ah, mas e o pudim com furinhos? Aí fica para um outro momento, onde estarei explicando sobre a coagulação dos cremes. Vamos lá?



Preparo:  90 minutos
Rendimento: 12 porções



Ingredientes da Calda:
200g de açúcar
100g de água

Ingredientes da massa:
118g de gemas peneiradas
416g de leite condensado
500g de leite

Modo de preparo da Calda:
1. Colocar a água para esquentar em uma panela.
2. Colocar o açúcar para derreter em outra panela e deixar até que fique com a cor de caramelo. Caso necessário, mexa o preparo para as bordas não queimarem.
3. Acrescentar a água quente com cuidado e deixar ferver apenas até que algum grumo que possa ter se formado dissolva completamente.
4. Despejar o preparo em uma forma para pudim e reservar.

Modo de preparo da Massa:
1. Misturar todos os ingredientes em uma vasilha e mexer com uma espátula até que a mistura fique homogênea. Não utilizar liquidificador ou fouet.
2. Colocar a massa na forma caramelizada e cobrir com um papel alumínio.
3. Colocar a assadeira sobre uma forma com água (banho-maria) e levar ao forno em torno de 160ºC, por aproximadamente 1h.
4. Após esse período, retirar, com cuidado, o papel alumínio e com o dedo sentir se a massa está firme (com a textura de uma gelatina).
5. Deixar esfriar, fora do forno e levar à geladeira até esfriar completamente.
6. Desenformar em um prato com bordas altas para não vazar a calda.

Vanessa Néris Bernardino é Tecnóloga em Gastronomia formada pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília – UniCEUB e pós-graduada em Ciência e Tecnologia dos Alimentos pela Faculdade Unyleya. 

Siga no instagram https://www.instagram.com/vanessaneriss/

Foto: Arquivo pessoal.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

COMENTÁRIOS

Comente