Alunos da UNIFIPA desenvolvem projeto para controle sustentável de fungo em cítricos
por FELIPE VITAL
INOVAÇÃO
Alunos da UNIFIPA desenvolvem projeto para controle sustentável de fungo em cítricos
Pesquisa utiliza óleos essenciais contra fungo pós-colheita em frutas cítricas para exportação.
FELIPE VITAL
Estudantes do 5º ano de Engenharia Agronômica do Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA), sob orientação da Profa. Dra. Flaviana Andrade, criaram um projeto de TCC que investiga o uso de blends de óleos essenciais como alternativa para controlar o fungo Penicillium digitatum, causador do bolor verde em frutas cítricas. Este fungo é um dos principais responsáveis pela perda de qualidade em cítricos, mesmo após tratamentos convencionais com fungicidas.
O estudo concentra-se na variedade Lima Ácida Tahiti, de Marapoama, certificada com o Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) – essencial para exportação à União Europeia. Apesar do tratamento prévio, as frutas ainda apresentavam bolor verde, o que motivou a busca por soluções mais sustentáveis e de valor para o mercado global.
A pesquisa usa amostras de P. digitatum da coleção do Laboratório de Fitopatologia e Controle Biológico do Centro de Citricultura “Sylvio Moreira” (IAC), o que garante um estudo rigoroso dos efeitos dos óleos essenciais no controle do fungo.
O Prof. Dr. João Paulo Ferreira, coordenador do curso, ressalta que “essa pesquisa alia ciência e sustentabilidade, ajudando a produção de citros no Brasil e promovendo alternativas menos agressivas ao ambiente. Com eficácia comprovada, o uso de óleos essenciais pode se expandir, atendendo às demandas do mercado internacional e refletindo o compromisso da UNIFIPA com inovações sustentáveis e profissionais capacitados para os desafios do setor agronômico.”