Ouça ao vivo
Agora no ar

Alunos da UNIFIPA desenvolvem projeto para controle sustentável de fungo em cítricos

por FELIPE VITAL
2024-10-29 13:58:27
INOVAÇÃO

Alunos da UNIFIPA desenvolvem projeto para controle sustentável de fungo em cítricos

Pesquisa utiliza óleos essenciais contra fungo pós-colheita em frutas cítricas para exportação.

FELIPE VITAL
Foto: Divulgação

Alunos da UNIFIPA desenvolvem projeto para controle sustentável de fungo em cítricos -


Estudantes do 5º ano de Engenharia Agronômica do Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA), sob orientação da Profa. Dra. Flaviana Andrade, criaram um projeto de TCC que investiga o uso de blends de óleos essenciais como alternativa para controlar o fungo Penicillium digitatum, causador do bolor verde em frutas cítricas. Este fungo é um dos principais responsáveis pela perda de qualidade em cítricos, mesmo após tratamentos convencionais com fungicidas.


O estudo concentra-se na variedade Lima Ácida Tahiti, de Marapoama, certificada com o Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) – essencial para exportação à União Europeia. Apesar do tratamento prévio, as frutas ainda apresentavam bolor verde, o que motivou a busca por soluções mais sustentáveis e de valor para o mercado global.

A pesquisa usa amostras de P. digitatum da coleção do Laboratório de Fitopatologia e Controle Biológico do Centro de Citricultura “Sylvio Moreira” (IAC), o que garante um estudo rigoroso dos efeitos dos óleos essenciais no controle do fungo.

O Prof. Dr. João Paulo Ferreira, coordenador do curso, ressalta que “essa pesquisa alia ciência e sustentabilidade, ajudando a produção de citros no Brasil e promovendo alternativas menos agressivas ao ambiente. Com eficácia comprovada, o uso de óleos essenciais pode se expandir, atendendo às demandas do mercado internacional e refletindo o compromisso da UNIFIPA com inovações sustentáveis e profissionais capacitados para os desafios do setor agronômico.”

© 2024 - br8news - Todos os direitos reservados