Catanduva sofre com estoques zerados de vacina contra Covid
por FELIPE VITAL
SAÚDE
Catanduva sofre com estoques zerados de vacina contra Covid
Estoque de vacinas para adultos e crianças está praticamente zerado nas unidades de saúde da cidade.
FELIPE VITAL
As unidades de saúde de Catanduva estão com estoques praticamente zerados de vacinas contra a Covid-19 para adultos e crianças, sem previsão de reposição. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde.
O problema não é exclusivo de Catanduva. Segundo levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), seis em cada dez cidades brasileiras enfrentam a mesma dificuldade, devido à logística de distribuição do Ministério da Saúde. As vacinas aplicadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) são compradas pelo ministério e repassadas às secretarias estaduais, que distribuem os imunizantes conforme a demanda dos municípios.
A Secretaria de Saúde de São Paulo informou que, em setembro, solicitou 500 mil doses ao Ministério da Saúde, mas recebeu apenas 87,3 mil. Em outubro, um novo pedido de 500 mil doses foi feito, e o estado ainda aguarda resposta.
O Ministério da Saúde informou que iniciará a distribuição de 1,2 milhão de doses nesta semana para regularizar a vacinação infantil. As vacinas fazem parte de uma compra emergencial feita em maio deste ano. O atraso na entrega se deve tanto a problemas com laboratórios quanto ao vencimento de milhares de doses compradas no ano passado.
Catanduva registrou, entre janeiro e 21 de outubro de 2024, 2.618 casos de Covid-19 e 12 mortes, sendo o último óbito em outubro. Em 2023, foram contabilizados 2.743 casos e 14 mortes. O pico de casos deste ano ocorreu em fevereiro, com 874 confirmações, seguido de uma queda nos meses de maio a julho, que registraram 144, 75 e 49 casos, respectivamente. No entanto, os números voltaram a subir nos últimos meses, com 221 casos em agosto e 339 em setembro.