Grêmio Novorizontino promove oficina de programação para jovens atletas
por FELIPE VITAL
FORMAÇÃO
Grêmio Novorizontino promove oficina de programação para jovens atletas
Iniciativa busca ampliar a formação dos jogadores com conhecimentos em tecnologia e programação.
FELIPE VITAL
O Grêmio Novorizontino, comprometido com a formação de cidadãos completos, ofereceu a oficina ‘Explorando a programação: Do Bloco ao Código’ para os jovens da categoria de base. Desenvolvida pela Escola Yadaa e apoiada pela Dua Produções, a oficina fez parte do projeto Foto & Arte e teve duração de outubro a dezembro, com sessões de duas horas.
Durante as oficinas, os 97 atletas, divididos em grupos de acordo com suas categorias (Sub-14 ao Sub-20), foram incentivados a explorar o mundo da programação e da tecnologia, aprendendo fundamentos de lógica, programação e pensamento computacional. Através da criação de jogos e animações em 2D, os jogadores se familiarizaram com conceitos básicos de desenvolvimento tecnológico. Entre os projetos desenvolvidos estavam jogos de futebol, coleta de frutas e animações inspiradas no jogo Dino do Google.
O presidente do Grêmio, Genilson da Rocha Santos, reforçou o objetivo do clube de formar cidadãos completos. “Este é mais um exemplo do trabalho que realizamos priorizando a capacitação desses jovens atletas”, afirmou.
Rose Guerra, da Comunicação Social do clube, destacou a importância de ir além da formação clássica de um jogador de futebol, ressaltando que a oficina ampliou os horizontes dos atletas e contribuiu para o desenvolvimento de novas perspectivas. O professor Renato Araújo, que ministrou as aulas, ficou satisfeito com o empenho dos jovens, que se dedicaram ao aprendizado e tiveram liberdade para desenvolver projetos criativos, incluindo a utilização de sensores reais em atividades como medição de intensidade de um chute.
O projeto contou ainda com a colaboração de Ana Pietscher e Rodolfo Alves, da equipe pedagógica da Escola Yadaa, com a gestão de Milena de Souza e o apoio da Dua Produções.