
Israel anuncia saída do Conselho de Direitos Humanos da ONU
por FELIPE VITAL
MUNDO
Israel anuncia saída do Conselho de Direitos Humanos da ONU
Governo israelense alega viés contra o país e critica atuação do órgão.
FELIPE VITAL


Israel informou, nesta quinta-feira (6), que deixará o Conselho de Direitos Humanos (CDH) da ONU. Em carta enviada ao presidente do órgão, Jorg Lauber, o ministro das Relações Exteriores israelense, Israel Katz, justificou a decisão citando um "viés institucional" contra o país.
Segundo Katz, o conselho mantém uma postura parcial contra Israel desde sua criação, em 2006. A retirada ocorre após os Estados Unidos também anunciarem sua saída do CDH.
A relatora especial da ONU, Francesca Albanese, classificou a decisão como "extremamente grave" e criticou a postura do governo israelense. "Isso demonstra arrogância e falta de reconhecimento do que eles fizeram", disse à agência Reuters.
O Conselho de Direitos Humanos foi criado para promover temas como liberdade de expressão, direitos das mulheres e da população LGBTQIAP+, além de investigar possíveis violações cometidas por estados-membros.
Albanese afirmou temer uma intensificação do conflito na Cisjordânia e alertou para a possibilidade de "expansão do genocídio contra os palestinos". Israel, que enfrenta acusações de genocídio na Corte Internacional de Justiça, nega as alegações e afirma que suas ações visam proteger sua segurança tanto na Cisjordânia quanto em Gaza. Um cessar-fogo frágil está atualmente em vigor após 16 meses de guerra contra o Hamas.