BR8 News
Israel anuncia saída do Conselho de Direitos Humanos da ONU
por FELIPE VITAL
MUNDO
Israel anuncia saída do Conselho de Direitos Humanos da ONU
Governo israelense alega viés contra o país e critica atuação do órgão.
FELIPE VITAL
Israel informou, nesta quinta-feira (6), que deixará o Conselho de Direitos Humanos (CDH) da ONU. Em carta enviada ao presidente do órgão, Jorg Lauber, o ministro das Relações Exteriores israelense, Israel Katz, justificou a decisão citando um "viés institucional" contra o país.
Segundo Katz, o conselho mantém uma postura parcial contra Israel desde sua criação, em 2006. A retirada ocorre após os Estados Unidos também anunciarem sua saída do CDH.
A relatora especial da ONU, Francesca Albanese, classificou a decisão como "extremamente grave" e criticou a postura do governo israelense. "Isso demonstra arrogância e falta de reconhecimento do que eles fizeram", disse à agência Reuters.
O Conselho de Direitos Humanos foi criado para promover temas como liberdade de expressão, direitos das mulheres e da população LGBTQIAP+, além de investigar possíveis violações cometidas por estados-membros.
Albanese afirmou temer uma intensificação do conflito na Cisjordânia e alertou para a possibilidade de "expansão do genocídio contra os palestinos". Israel, que enfrenta acusações de genocídio na Corte Internacional de Justiça, nega as alegações e afirma que suas ações visam proteger sua segurança tanto na Cisjordânia quanto em Gaza. Um cessar-fogo frágil está atualmente em vigor após 16 meses de guerra contra o Hamas.