General Braga Netto é preso em investigação sobre tentativa de golpe
por FELIPE VITAL
PRISÃO
General Braga Netto é preso em investigação sobre tentativa de golpe
Ex-ministro de Bolsonaro foi detido por ordem do STF.
FELIPE VITAL
O general Walter Braga Netto, ex-ministro do governo Bolsonaro, foi preso preventivamente no último sábado (14) pela Polícia Federal. A operação, autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, investiga uma tentativa de golpe de Estado para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2022.
Além de Braga Netto, o coronel Flávio Botelho Peregrino, que atuou como seu assessor, também foi alvo da operação, com mandados de busca e apreensão cumpridos em sua residência em Brasília.
Braga Netto é suspeito de tentar obter informações da delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. A Procuradoria-Geral da República e a Polícia Federal justificaram a prisão preventiva como necessária para evitar interferências nas investigações e garantir a ordem pública.
Detido no Comando da 1ª Divisão de Exército, no Rio de Janeiro, Braga Netto terá sua prisão reavaliada pela Justiça a cada 90 dias. O ex-presidente Jair Bolsonaro criticou a prisão em suas redes sociais, declarando: “Como alguém, hoje, pode ser preso por obstruir investigações já concluídas?”.