Mercosul e União Europeia fecham acordo de livre comércio
por FELIPE VITAL
HISTÓRICO
Mercosul e União Europeia fecham acordo de livre comércio
Blocos encerram negociações após mais de 20 anos de debate.
FELIPE VITAL
O acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia foi anunciado nesta sexta-feira (6) durante a cúpula do Mercosul, em Montevidéu, no Uruguai. Após mais de duas décadas de tratativas, as negociações foram oficialmente encerradas.
Apesar do avanço, a assinatura do acordo ainda depende da revisão jurídica dos textos e da tradução para os idiomas oficiais dos países envolvidos. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, celebrou o anúncio como uma conquista para ambas as partes. "Este é um acordo ganha-ganha, que trará benefícios significativos para consumidores e empresas, de ambos os lados. Estamos focados na justiça e no benefício mútuo. Ouvimos as preocupações de nossos agricultores e agimos de acordo com elas. Este acordo inclui salvaguardas robustas para proteger seus meios de subsistência", afirmou.
Von der Leyen ressaltou que "os padrões de saúde e alimentos da União Europeia permanecerão 'intocáveis'" e que exportadores do Mercosul precisarão cumpri-los "rigorosamente". Ela destacou ainda que "esta é a realidade de um acordo que economizará 4 bilhões de euros em taxas de exportação por ano para empresas da União Europeia".
As negociações, iniciadas em 1999 e paralisadas por anos, ganharam força nos últimos meses a pedido da Comissão Europeia. O impasse anterior estava relacionado à resistência de países europeus, como a França, que temiam impactos negativos para seus agricultores com a abertura de mercado para produtos do Mercosul.