Lula passa bem após cirurgia para drenar hematoma na cabeça
por FELIPE VITAL
SAÚDE
Lula passa bem após cirurgia para drenar hematoma na cabeça
Médicos garantem que presidente não terá sequelas e funções neurológicas estão preservadas.
FELIPE VITAL
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou por uma cirurgia de emergência nesta segunda-feira (9) para drenar um hematoma na cabeça, resultado de uma queda sofrida em outubro. Nesta terça-feira (10), a equipe médica informou que Lula está estável, conversa e se alimenta normalmente, sem riscos de sequelas.
"O presidente evoluiu bem, já chegou da cirurgia praticamente acordado, foi extubado e encontra-se agora estável, conversando normalmente, se alimentando e deverá ficar em observação nos próximos dias", explicou o cardiologista Roberto Kalil em coletiva de imprensa.
Segundo os médicos, as funções neurológicas de Lula estão preservadas. A previsão é que ele retorne a Brasília no início da próxima semana, mas, por recomendação médica, está proibido de receber visitas ou realizar atividades de trabalho enquanto estiver internado. "Nada de trabalho", reforçou Kalil.
O presidente foi levado ao Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na noite de segunda-feira após passar o dia com dores de cabeça, inicialmente atribuídas a uma possível gripe. A primeira-dama, Janja, está ao lado de Lula no hospital e o acompanhou na viagem de Brasília para São Paulo.
Lula continuará em observação pelos próximos dias, mas a equipe médica garantiu que o quadro é estável e não inspira maiores preocupações.