Hospital Padre Albino realiza captação de órgãos após autorização da família
por FELIPE VITAL
SOLIDARIEDADE
Hospital Padre Albino realiza captação de órgãos após autorização da família
Doadora de 40 anos havia expressado desejo de doar em vida; decisão final coube aos familiares.
FELIPE VITAL
Na última terça-feira (8), o Hospital Padre Albino realizou uma nova captação de órgãos, em parceria com a equipe de transplante de Sorocaba e a Organização e Procura de Órgãos (OPO) de São José do Rio Preto. A doadora, uma mulher de 40 anos, teve sua morte constatada no dia 7 de outubro e havia expressado, em vida, o desejo de doar seus órgãos.
De acordo com a legislação brasileira, a decisão final sobre a doação depende dos familiares de até segundo grau, como pais, filhos, irmãos, avós, netos ou cônjuges. "A família da doadora, mesmo em momento de dor, respeitou seu desejo e autorizou a doação, permitindo que outras vidas fossem salvas", afirmou Erika Fachim, coordenadora de Enfermagem e integrante da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da Fundação Padre Albino.
Erika ainda destacou: "Doar é ato de amor. Somos muito gratos à família que, mesmo em momento tão difícil, conseguiu realizar esse gesto de solidariedade e empatia. Esse tipo de decisão transforma vidas".