Implosão parcial de ponte em Barbosa amplia navegação na Hidrovia Tietê-Paraná
por FELIPE VITAL
OBRAS
Implosão parcial de ponte em Barbosa amplia navegação na Hidrovia Tietê-Paraná
A operação, realizada pelo DER, remove dois pilares da estrutura e aumentará a segurança para cargas pesadas.
FELIPE VITAL
Uma implosão parcial da ponte sobre o Rio Tietê, em Barbosa (SP), foi realizada na última quarta-feira (23), como parte de uma obra para substituir parte da estrutura de concreto por uma nova estrutura metálica. A intervenção, localizada no km 262 da Rodovia Assis Chateaubriand, visa eliminar dois pilares da ponte, ampliando o vão de navegação da Hidrovia Tietê-Paraná de 38 para 116 metros.
A operação, coordenada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), foi acompanhada por medidas de segurança. Entre elas, o diretor de Operações do DER, Raphael do Amaral Campos Junior, supervisionou a verificação do circuito de detonação, a instalação de sismógrafos e a ativação de sirenes para alertar a população local.
A obra está prevista para ser concluída em dois meses, com custo estimado em R$ 20 milhões. O trânsito na ponte, interditado desde 7 de outubro, deve ser liberado apenas em dezembro, quando a construção for finalizada, garantindo mais segurança para a passagem de cargas pesadas e maiores pela hidrovia.