Brasil supera média global de crescimento em 2024
por FELIPE VITAL
BRASIL
Brasil supera média global de crescimento em 2024
PIB brasileiro cresceu 3% no último ano, se destacando entre as grandes economias.
FELIPE VITAL
Um levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado nesta quinta-feira (9), revelou que a economia brasileira superou a média global de crescimento em 2024, com um avanço de 3% no Produto Interno Bruto (PIB). O índice ficou acima da média mundial, de 2,8%, bem como superou com folgas o desempenho registrado na América Latina, de 1,9%.
Entre as grandes economias, o Brasil se destacou ao apresentar o maior reajuste nas previsões de crescimento. Desde as estimativas iniciais da ONU para 2024, houve uma revisão para cima de 0,9% na projeção do PIB brasileiro. O estudo também trouxe uma comparação com outras economias no último ano: a Índia liderou com crescimento de 6,9%, seguida por China (4,9%), Rússia (3,8%), Brasil (3%), Estados Unidos (2,8%), União Europeia (0,9%), Reino Unido (0,8%) e Japão, que registrou uma retração de 0,2%.
Uma das razões que contribuem para o crescimento registrado é a baixa taxa de desemprego no Brasil. No trimestre móvel encerrado em novembro de 2024, a taxa de desocupação caiu para 6,1%, a menor desde o início da série histórica da Pnad Contínua, em 2012. Esse número representa 6,8 milhões de pessoas em busca de emprego, o menor contingente desde dezembro de 2014.
A recuperação do emprego também foi significativa: em apenas um trimestre, 510 mil brasileiros deixaram o desemprego. Em relação ao mesmo período de 2023, a melhora foi ainda mais expressiva, com 1,4 milhão de pessoas saindo da condição de desocupados. Projeções da ONU ainda indicam que o crescimento do PIB será de 2,3% em 2025 e 1,9% em 2026.
De acordo com o CEO do Grupo SS Mídia, Luiz Barretto: "O Brasil mostra ao mundo que é possível crescer sem deixar a população menos favorecida para trás. Os programas sociais desempenham um papel fundamental de transformação na vida de milhões de brasileiros, aliados à geração de emprego e renda, que devolvem dignidade e oportunidades ao cidadão.