Ouça ao vivo
Agora no ar

Contratações temporárias crescem no fim de ano: atenção às regras

por FELIPE VITAL
2024-12-17 13:32:45
EMPREGO

Contratações temporárias crescem no fim de ano: atenção às regras

Com alta demanda no comércio e serviços, contratação temporária movimenta mercado e pode abrir portas para trabalhadores.

FELIPE VITAL
Foto: Divulgação

Contratações temporárias crescem no fim de ano: atenção às regras -


O fim de ano é um dos períodos mais movimentados para o comércio e o setor de serviços, impulsionando a necessidade de reforçar equipes. Para os empreendedores, as contratações temporárias são uma solução eficaz, mas é essencial planejar e seguir as regras para evitar problemas futuros. Essa modalidade exige formalização por escrito, além de alinhamento com os valores e objetivos da empresa.


De acordo com o consultor de empresas Daniel Mossambani, o trabalho temporário assegura ao trabalhador diversos direitos garantidos aos empregados efetivos. “Ele deve ser formalizado por escrito, indicando a justificativa para a necessidade de substituição transitória de pessoal ou demanda complementar de serviços. O prazo máximo é de 180 dias, prorrogáveis por mais 90 dias”, explica.

A contratação, segundo Mossambani, precisa ser feita por empresas credenciadas na intermediação de mão de obra temporária, conforme a legislação vigente. “Essa exigência garante maior segurança jurídica para as empresas contratantes e os colaboradores, assegurando o cumprimento das obrigações trabalhistas e previdenciárias”, reforça.

Mesmo sem vínculo permanente, a empresa contratante tem responsabilidades trabalhistas, como recolhimento de FGTS e contribuições previdenciárias. “Isso significa que benefícios como aposentadoria e seguro contra acidentes de trabalho devem ser garantidos”, completa o consultor.

Para os trabalhadores, o período pode ser uma oportunidade. “Os temporários que mostram dedicação, responsabilidade e vontade de aprender podem se destacar e conquistar uma vaga efetiva”, destaca Mossambani.

Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aponta que 30% dos empresários do setor de comércio e serviços devem abrir vagas temporárias neste período. Áreas como saúde, logística e vendas estão entre os principais geradores de empregos.

“Por isso, o fim de ano é mais do que um período de alta demanda – é uma oportunidade valiosa tanto para empregadores quanto para colaboradores, quando bem aproveitada”, finaliza Mossambani.

© 2024 - br8news - Todos os direitos reservados