Governo de SP volta a recomendar uso de máscaras devido à poluição e ar seco
por FELIPE VITAL
SAÚDE
Governo de SP volta a recomendar uso de máscaras devido à poluição e ar seco
A recomendação é especialmente voltada para crianças, idosos, gestantes e pessoas com condições de saúde preexistentes, que devem procurar atendimento médico caso apresentem sintomas respiratórios.
FELIPE VITAL
Em resposta ao aumento da poluição do ar e às condições climáticas secas, o Governo de São Paulo divulgou novas orientações de saúde na última terça-feira (10). As recomendações incluem a suspensão de atividades físicas ao ar livre, o aumento da hidratação e o uso de máscaras em áreas afetadas por queimadas, com o objetivo de proteger a saúde da população diante da deterioração da qualidade do ar.
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) também anunciou a interrupção temporária das autorizações para queimadas, com exceção de casos específicos como a criação de aceiros e situações fitossanitárias solicitadas pela Secretaria de Agricultura. Essa medida visa reduzir os impactos da poluição.
As orientações detalham a necessidade de evitar atividades físicas externas, manter portas e janelas fechadas, e utilizar máscaras do tipo N95, PFF2 ou P100 em áreas afetadas por queimadas. A recomendação é especialmente voltada para crianças, idosos, gestantes e pessoas com condições de saúde preexistentes, que devem estar atentas e procurar atendimento médico caso apresentem sintomas respiratórios.