Sem Milei: Foto oficial do G20 tem segunda chamada
por FELIPE VITAL
ENCONTRO
Sem Milei: Foto oficial do G20 tem segunda chamada
Ficaram de fora do segundo registro o argentino Javier Milei, a mexicana Claudia Sheinbaum, o britânico Keir Starmer e o ministro russo Sergey Lavrov.
FELIPE VITAL
O G20 contou com uma "segunda chamada" para a tradicional foto oficial, desta vez dentro do Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro. O novo registro, realizado nesta terça-feira (19), incluiu os líderes que haviam perdido o clique inicial no dia anterior. Entre os presentes estavam o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, e a italiana Giorgia Meloni, que não haviam participado da primeira tentativa.
No entanto, nem todos os líderes compareceram. Ficaram de fora do segundo registro o argentino Javier Milei, a mexicana Claudia Sheinbaum, o britânico Keir Starmer e o ministro russo Sergey Lavrov. Até o momento, os motivos de suas ausências não foram esclarecidos. O novo cenário, montado em um palanque interno de três andares, contou com um painel retratando o Rio ao fundo, mas ainda não conseguiu reunir todos os participantes.
Na segunda-feira (18), a maioria dos líderes posou nos jardins do MAM, com o Pão de Açúcar ao fundo, para a foto oficial da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Biden, Trudeau e Meloni ficaram ausentes dessa primeira imagem devido a atrasos em compromissos paralelos.
Com os registros no Rio, o evento retoma a tradição das fotos de família do G20, interrompida nas duas edições anteriores, reforçando a importância simbólica da união dos líderes globais em momentos-chave.