Carrefour volta atrás e mantém compra de carne brasileira
por FELIPE VITAL
DECLARAÇÃO
Carrefour volta atrás e mantém compra de carne brasileira
A declaração inicial do CEO do Carrefour, que criticava o acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia, gerou ruídos diplomáticos entre Brasil e França.
FELIPE VITAL
O Carrefour voltou atrás e anunciou que continuará adquirindo carne brasileira para abastecer suas lojas na França, recuando da decisão do CEO Alexandre Bompard, que havia suspendido compras de países do Mercosul. O novo posicionamento ocorre após frigoríficos, hotéis, bares e restaurantes brasileiros iniciarem um boicote à rede varejista em retaliação às falas de Bompard.
A declaração inicial do CEO, que criticava o acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia e priorizava o apoio à agricultura francesa, gerou ruídos diplomáticos entre Brasil e França. Em defesa da pecuária nacional, a embaixada brasileira na França classificou as declarações como “infundadas”.
No comunicado divulgado nesta terça-feira (26), a matriz francesa destacou que mantém a compra de carne brasileira, tradição da empresa há cinco décadas. “Nossa declaração de apoio à comunidade agrícola francesa causou desentendimentos com o Brasil, e é nossa responsabilidade resolver. Continuamos comprando quase toda a nossa carne brasileira do Brasil e assim seguiremos”, declarou.
A rede ainda elogiou os produtos brasileiros: “Temos orgulho de ser o primeiro parceiro e promotor da agricultura brasileira. Conhecemos melhor do que ninguém os altos padrões de qualidade e sabor que a carne brasileira atende.”
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) também informou que recebeu uma carta assinada por Bompard esclarecendo sua posição e reafirmando o compromisso do Carrefour com os produtos brasileiros.