BR8 News
Brasil mantém embaixadora na posse de Nicolás Maduro
por FELIPE VITAL
POLÍTICA
Brasil mantém embaixadora na posse de Nicolás Maduro
Decisão reflete postura de baixo perfil nas relações com a Venezuela após polêmicas sobre eleições e prisão de líder opositora.
FELIPE VITAL
O governo brasileiro decidiu enviar a embaixadora Glivânia Maria de Oliveira para representar o país na posse de Nicolás Maduro, que será realizada nesta sexta-feira (10) em Caracas. A confirmação ocorreu após o Itamaraty analisar a situação política da Venezuela, especialmente após rumores de que a opositora María Corina Machado havia sido detida.
Corina foi liberada horas depois, e o regime de Maduro negou a prisão. Apesar disso, a decisão de manter a presença da embaixadora reflete uma relação diplomática considerada protocolar e de baixo perfil, sem interlocução direta com o alto escalão do governo brasileiro.
A postura está alinhada a de países aliados, como a Colômbia, que também optaram por enviar representantes diplomáticos. Recentemente, Brasil, Colômbia e México tentaram intermediar um diálogo entre Maduro e a oposição, mas os esforços não avançaram.
O Brasil, que não reconheceu as eleições presidenciais de 28 de julho devido à falta de divulgação das atas eleitorais, tem mantido uma relação distante com o governo venezuelano. A tensão se intensificou após o veto brasileiro à entrada da Venezuela nos Brics, ampliando o abismo diplomático entre os países.