PF investiga manipulação de pesquisas eleitorais na região de Rio Preto
por FELIPE VITAL
CRIME
PF investiga manipulação de pesquisas eleitorais na região de Rio Preto
Investigado é suspeito de oferecer “ajustes” em levantamentos para beneficiar candidatos em troca de pagamento.
FELIPE VITAL
A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (4) a Operação Erro de Tipo II, que investiga suspeitas de manipulação em pesquisas eleitorais voltadas para as eleições de prefeitos em diversas cidades da região de São José do Rio Preto. A operação visa apurar um esquema em que o investigado, representando um instituto de pesquisas, teria abordado candidatos oferecendo “ajustes” nos resultados das pesquisas eleitorais para favorecer aqueles que aceitassem seus serviços.
De acordo com as investigações, caso os candidatos não aceitassem a proposta, o suspeito ameaçava oferecer os mesmos “ajustes” aos seus adversários, caracterizando uma tentativa de extorsão. Durante a operação, foram apreendidos celulares, computadores, documentos e a quantia de R$ 157 mil em espécie. O investigado pode responder pelos crimes de extorsão e fraude em pesquisa eleitoral.
O nome da operação, Erro de Tipo II, faz referência a um conceito da Estatística que ocorre quando um teste apresenta resultados divergentes da realidade, algo que, no caso das pesquisas eleitorais, reflete uma distorção intencional dos dados.