Moraes nega passaporte e barra viagem de Bolsonaro para posse de Trump
por FELIPE VITAL
POLÍTICA
Moraes nega passaporte e barra viagem de Bolsonaro para posse de Trump
Ex-presidente é desautorizado a sair do país, enquanto Michelle Bolsonaro deve representar a família no evento.
FELIPE VITAL
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido de devolução do passaporte de Jair Bolsonaro (PL) e impediu o ex-presidente de viajar para os Estados Unidos, onde pretendia participar da posse de Donald Trump no dia 20 de janeiro. A decisão acompanha o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), que se posicionou contra a liberação do documento e a autorização da viagem.
O passaporte de Bolsonaro foi apreendido pela Polícia Federal em fevereiro do ano passado, e sua defesa havia solicitado permissão para viajar entre os dias 17 e 22 de janeiro. Contudo, o procurador-geral afirmou que não há indícios de que a viagem “acudiria a algum interesse vital” que justificasse a exceção à ordem de permanência no Brasil.
Em seu parecer, o procurador-geral reforçou que Bolsonaro não exerce nenhuma função oficial que justifique sua presença na cerimônia de posse nos Estados Unidos. A esposa de Bolsonaro, Michelle, foi confirmada como representante da família no evento, ao lado dos filhos Flávio e Eduardo Bolsonaro. A informação foi dada pelo ex-presidente em entrevista ao portal Faroeste à Brasileira na tarde desta quinta-feira (16).