Erro de comunicação da Santa Casa causa confusão sobre morte de idosa
por FELIPE VITAL
CONFUSÃO
Erro de comunicação da Santa Casa causa confusão sobre morte de idosa
Famílias descobrem troca de cadáveres durante velório; hospital reconhece falha e oferece apoio.
FELIPE VITAL
Uma grave confusão envolvendo o hospital Santa Casa de Ribeirão Preto (SP) resultou em duas famílias vivendo momentos de angústia e tristeza neste domingo (1º). O hospital cometeu um erro de comunicação, informando o falecimento da idosa Neide Basso, de 81 anos, aos familiares de uma outra paciente, Neide Rossi, de 73 anos, que segue viva.
A troca só foi descoberta no velório, quando os parentes de Neide Rossi, que estava internada, começaram a se despedir de um corpo que, na verdade, pertencia a Neide Basso. Durante a cerimônia, perceberam que a mulher no caixão não era a idosa que estavam esperando.
Já os familiares de Neide Basso só souberam da morte da idosa quando chegaram ao hospital para visitá-la no domingo, cerca de 24 horas após o falecimento. De acordo com o irmão de Neide, o jornalista Daniel Basso, a confusão causou grande transtorno, e o corpo foi velado em Pontal (SP) na manhã desta segunda-feira (2).
A Santa Casa de Ribeirão Preto reconheceu a falha na comunicação entre a instituição e as famílias. A equipe de Assistência Social e Clínica Médica foi acionada para prestar apoio e esclarecer os fatos. Enquanto isso, Neide Rossi segue internada.