Relatório da PF aponta Bolsonaro como líder de organização criminosa
por FELIPE VITAL
POLÍTICA
Relatório da PF aponta Bolsonaro como líder de organização criminosa
Segundo a Polícia Federal, Bolsonaro “permeou por todos os núcleos” da organização criminosa investigada, com atuação direta no núcleo responsável pela desinformação e ataques ao sistema eleitoral.
FELIPE VITAL
A Polícia Federal (PF) concluiu em um relatório de 884 páginas que o ex-presidente Jair Bolsonaro foi o “líder” de um grupo de 37 pessoas envolvidas em um plano para mantê-lo na Presidência após sua derrota nas urnas. O documento foi enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) na última quinta-feira (21).
Segundo a PF, Bolsonaro “permeou por todos os núcleos” da organização criminosa investigada, com atuação direta no núcleo responsável pela desinformação e ataques ao sistema eleitoral. O relatório também destaca que o objetivo do grupo era “manter Bolsonaro no poder”.
Em resposta, Bolsonaro criticou as investigações em publicação no X (antigo Twitter): “O ministro Alexandre de Moraes conduz todo o inquérito, ajusta depoimentos, prende sem denúncia, faz pesca probatória e tem uma assessoria bastante criativa. Faz tudo o que não diz a lei”.
Ele afirmou ainda que aguardará orientações de seus advogados sobre o indiciamento. “Isso, obviamente, vai para a Procuradoria-Geral da República. É na PGR que começa a luta. Não posso esperar nada de uma equipe que usa a criatividade para me denunciar”, disse.