Terremoto de magnitude 7,1 mata ao menos 95 pessoas no Tibete
por FELIPE VITAL
TRAGÉDIA
Terremoto de magnitude 7,1 mata ao menos 95 pessoas no Tibete
Fenômeno foi seguido por tremores secundários e afetou também Nepal e norte da Índia.
FELIPE VITAL
Pelo menos 95 pessoas morreram após um forte terremoto atingir uma região remota do Tibete na manhã desta terça-feira (7), conforme informações da mídia estatal chinesa. Os tremores, com magnitude 7,1, também foram sentidos em países vizinhos, como o Nepal e partes da região norte da Índia.
De acordo com a Sociedade Geológica dos Estados Unidos (USGS), o terremoto ocorreu às 9h05, horário local, e foi seguido por vários tremores secundários. O epicentro foi localizado no alto do remoto planalto tibetano, perto da fronteira do Himalaia com o Nepal, tanto pelo USGS quanto pelo China Earthquake Networks Center.
A agência estatal Xinhua informou que outras 130 pessoas ficaram feridas e mais de 1.000 casas foram danificadas no condado de Tingri, onde o epicentro do terremoto foi localizado. Vídeos compartilhados nas redes sociais chinesas mostraram telhados danificados, fachadas de lojas destruídas e entulho espalhado pelas ruas de Lhatse, a cerca de 86 quilômetros do epicentro. Alguns carros e motocicletas estacionados ao longo da estrada também sofreram danos.
Embora a região não seja densamente povoada, algumas pequenas vilas estão situadas nos vales. A cidade mais próxima do epicentro é Shigatse, localizada a cerca de 180 km, que é sede tradicional do Panchen Lama, o segundo maior líder espiritual do budismo tibetano, atrás apenas do Dalai Lama.
Imagens de câmeras de vigilância em um supermercado de Shigatse, compartilhadas pela Xinhua, mostraram o momento do terremoto, com clientes correndo para fora enquanto as mercadorias caíam das prateleiras. Equipes de resgate, incluindo a força aérea chinesa, foram mobilizadas para se juntar aos esforços de busca e salvamento, conforme informou a emissora estatal CCTV.