Moradores do Sul do Líbano retornam para casa após acordo de cessar-fogo com Israel
por FELIPE VITAL
PARA O LAR
Moradores do Sul do Líbano retornam para casa após acordo de cessar-fogo com Israel
O retorno começou antes da liberação formal por parte de Israel, que aconteceu mais tarde na tarde de quarta-feira.
FELIPE VITAL
Após o acordo de cessar-fogo entre Israel e o grupo Hezbollah entrar em vigor, moradores da região Sul do Líbano, próxima à fronteira com Israel, começaram a retornar às suas cidades. O acordo, que teve início na madrugada desta quarta-feira (27), foi anunciado pelo primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu e contou com a mediação dos Estados Unidos e da França.
Na manhã de quarta-feira, equipes da agência de notícias Reuters registraram um fluxo crescente de veículos vindos de áreas deslocadas, como a cidade portuária de Sidon, rumo ao sul do país. O retorno começou antes da liberação formal por parte de Israel, que aconteceu mais tarde na tarde de quarta-feira.
Além disso, libaneses saíram às ruas da capital e de outras cidades para comemorar a trégua no combate. O Exército do Líbano, por sua vez, informou que está se preparando para se deslocar para o sul, mas pediu que os moradores adiassem o retorno até que as forças israelenses se retirem da região.
O cessar-fogo, que se estenderá por dois meses, visa reduzir os ataques entre as partes após semanas de intensos bombardeios. Netanyahu, em pronunciamento, destacou que o acordo representa um retrocesso de "décadas" para o Hezbollah, e afirmou que Israel voltará a atacar caso o grupo não cumpra sua parte no entendimento.