Morre Cid Moreira, ícone da TV brasileira, aos 97 anos
por FELIPE VITAL
LUTO
Morre Cid Moreira, ícone da TV brasileira, aos 97 anos
Apresentador morreu em decorrência de insuficiência renal crônica após internação por pneumonia. Informação foi confirmada na manhã desta quinta-feira (3).
FELIPE VITAL
Morreu nesta quinta-feira (3), aos 97 anos, o jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira, um dos rostos mais emblemáticos da televisão brasileira. Internado no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro, Cid estava em tratamento de uma pneumonia nas últimas semanas. O ícone da TV veio a óbito por volta das 8h00, em decorrência de insuficiência renal crônica.
Trajetória
A carreira de Cid começou aos 15 anos, como locutor na Rádio Difusora de Taubaté, no interior de São Paulo. Embora tenha se formado como contador, sua trajetória tomou outro rumo quando ele decidiu investir na carreira de locutor, o que o levou a ser contratado pela TV Excelsior na década de 1950. Ele também se aventurou no cinema, não só como narrador de longas, mas como ator, com destaque para o filme Angu de Caroço em 1955.
A partir dos anos 1990, Cid começou a gravar salmos bíblicos, um trabalho que culminou, em 2011, na realização de seu grande sonho: gravar a Bíblia na íntegra. O projeto foi um sucesso de vendas, consolidando ainda mais sua reputação como uma das vozes mais marcantes do país.
Em 2010, foi lançada a biografia Boa Noite – Cid Moreira, a Grande Voz da Comunicação do Brasil, escrita por sua esposa, Fátima Sampaio Moreira. No mesmo ano, ele participou da cobertura da Copa do Mundo, gravando a icônica vinheta “Jabulaaani!” para o Fantástico e programas esportivos da Globo, adicionando mais um momento memorável à sua ilustre carreira.
A equipe do grupo SS Mídia reforça suas condolências à família e amigos. Seu legado como comunicador será eternamente lembrado.