MP pede anulação de concurso público em Bady Bassitt por supostas irregularidades
por FELIPE VITAL
INVESTIGAÇÃO
MP pede anulação de concurso público em Bady Bassitt por supostas irregularidades
Ação civil pública aponta favorecimento a familiares do prefeito e problemas na realização do certame pela empresa Omni Concursos.
FELIPE VITAL
O Ministério Público de São José do Rio Preto ingressou com uma ação civil pública contra o prefeito de Bady Bassitt, Luiz Antonio Tobardini, e a empresa Omni Concursos, solicitando a anulação do segundo concurso público promovido pela Prefeitura neste ano. O promotor Cláudio de Moraes, responsável pela ação, destacou irregularidades como favorecimento de candidatos próximos ao prefeito, incluindo sua esposa, e a falta de condições técnicas da Omni para realizar o concurso.
O promotor pede que a Prefeitura rompa o vínculo com os servidores empossados e que Tobardini e a empresa sejam obrigados a indenizar os candidatos prejudicados. Caso a Justiça acolha o pedido, esta será a segunda vez em 2024 que um concurso público promovido pela administração municipal é anulado por irregularidades.
Na ação, Moraes critica a gestão municipal por não ter contratado uma empresa idônea para o certame e por não ter garantido a isonomia no processo. A proposta de R$ 24,9 mil oferecida pela Omni na licitação para realizar o concurso, cujo custo estimado era de R$ 173 mil, foi outro ponto levantado como indicativo de problemas.
Entre outras irregularidades apontadas estão a falta de profissionais especializados para a aplicação das provas e a não divulgação dos membros da banca examinadora. O promotor também questiona a falta de transparência na análise dos recursos interpostos pelos candidatos.
Denúncias recebidas pelo Ministério Público incluem a divulgação de uma lista de aprovados antes da aplicação das provas, alterações inexplicáveis de notas para beneficiar pessoas próximas a políticos municipais, e a aprovação de candidatos que não compareceram às provas, incluindo a esposa do prefeito e o chefe de gabinete aprovado em primeiro lugar para o cargo de fiscal de posturas.