Tragédia em Ipatinga: deslizamento deixa 11 mortos e dezenas de desabrigados
por FELIPE VITAL
DESASTRE
Tragédia em Ipatinga: deslizamento deixa 11 mortos e dezenas de desabrigados
Fortes chuvas causam alagamentos e desabamentos no Vale do Aço, em Minas Gerais.
FELIPE VITAL
Um deslizamento de terra provocado por chuvas intensas resultou em 11 mortes na região de Ipatinga, no Vale do Aço, Minas Gerais, na madrugada de domingo (12). Dez mortes ocorreram em Ipatinga, enquanto uma foi registrada em Santana do Paraíso.
Com precipitação superior a 80 milímetros em menos de uma hora, a chuva também causou alagamentos, transbordamento de córregos e destruição de casas. Segundo autoridades locais, cerca de 150 pessoas estão desabrigadas em Ipatinga.
Durante uma coletiva no domingo, o prefeito Gustavo Nunes, acompanhado de representantes da Defesa Civil Estadual, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, atualizou as informações sobre a tragédia. As equipes de resgate seguem trabalhando intensamente na região, com reforços vindos de Belo Horizonte.
Nesta segunda-feira (13), o governador Romeu Zema visitará as áreas afetadas para acompanhar os trabalhos de assistência às famílias atingidas.
De acordo com o coronel Paulo Roberto Rezende, coordenador da Defesa Civil Estadual, "todas as Forças de Segurança do Estado, incluindo a Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Desenvolvimento Social, estão mobilizadas no resgate e no apoio à população".
As operações contam com três equipes de resposta da Defesa Civil, além de 40 militares da Polícia Militar com nove viaturas e 27 bombeiros com sete viaturas atuando diretamente nos resgates e na assistência humanitária.