Jean-Marie Le Pen, líder histórico da extrema direita na França, morre aos 96 anos
por FELIPE VITAL
MORTE
Jean-Marie Le Pen, líder histórico da extrema direita na França, morre aos 96 anos
Político é pai de Marine Le Pen, principal nome da extrema direita na política francesa atualmente.
FELIPE VITAL
Jean-Marie Le Pen, líder histórico da extrema direita na França, morreu aos 96 anos nesta terça-feira (7), conforme confirmou sua família à agência de notícias France Presse (AFP). O político estava internado em uma casa de repouso há várias semanas devido à sua saúde debilitada e morreu ao meio-dia (8h00, horário de Brasília). Ele é pai de Marine Le Pen, principal nome da extrema direita na política francesa atualmente.
Figura polarizadora e abertamente racista, Jean-Marie Le Pen foi uma das personalidades mais controversas da política francesa. Seus ideais extremistas se estendiam além do racismo, abrangendo também questões de gênero e imigração. Le Pen concorreu cinco vezes à Presidência da França, todas sem sucesso, sendo a última tentativa em 2007.
Fundador da Frente Nacional em 1972, atual Reunião Nacional (RN), Le Pen liderou o partido que inicialmente reunia neofascistas, mas que ao longo dos anos foi se moderando. Ainda assim, o RN continua sendo o principal partido da extrema direita na França, mantendo alguns dos ideais de seu fundador, como a oposição à imigração.