Secretário de Comércio e Relações Internacionais do MAPA anuncia saída após 21 meses no cargo
por FELIPE VITAL
ANÚNCIO
Secretário de Comércio e Relações Internacionais do MAPA anuncia saída após 21 meses no cargo
De acordo com nota divulgada, gestão foi marcada por recordes em exportações e abertura de novos mercados para o agro brasileiro.
FELIPE VITAL
O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Roberto Perosa, anunciou nesta quinta-feira (3) sua saída do cargo após 21 meses de atuação. Em carta aberta, o agora ex-secretário destacou os avanços e conquistas obtidos durante sua gestão, que foi marcada pela abertura de 248 novos mercados em 60 países e um aumento expressivo das exportações do agronegócio brasileiro.
Entre os principais feitos mencionados, está o aumento de 40% no número de adidâncias em países estratégicos, reforçando a presença internacional do Brasil e criando novas oportunidades para o setor. Além disso, sob sua liderança, o Brasil teve uma participação histórica no G20, com o maior número de ministros e países envolvidos, resultando na aprovação de uma declaração consensual — algo inédito nos últimos anos.
O ex-secretário também ressaltou que realizou cerca de 60 missões em 41 países, além de diversas palestras, reuniões bilaterais e negociações internacionais, todas com o objetivo de consolidar o agro brasileiro como protagonista global.
Ele fez questão de agradecer o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), e do Ministro Carlos Fávaro, além das colaborações com o Ministério das Relações Exteriores e a Apex Brasil, que foram fundamentais para o sucesso das iniciativas. O ex-secretário também reconheceu o engajamento dos servidores do Ministério e os parceiros do setor, que contribuíram decisivamente para a expansão dos mercados internacionais.
Por fim, Roberto Perosa anunciou que irá retornar à iniciativa privada, deixando uma mensagem de gratidão e confiança para os próximos passos do agronegócio brasileiro.
Confira a nota completa: