Bolsonaro apresentou minuta de Golpe de Estado pessoalmente, diz relatório da PF
por FELIPE VITAL
POLÍTICA
Bolsonaro apresentou minuta de Golpe de Estado pessoalmente, diz relatório da PF
A PF ainda aponta que Bolsonaro chegou a assinar o decreto golpista, mas o documento foi destruído por membros do alto comando do Exército.
FELIPE VITAL
O relatório da Polícia Federal (PF) revelou detalhes da suposta tentativa de golpe de Estado em 2022 e, segundo a investigação, o ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou, pessoalmente, uma minuta de decreto golpista aos comandantes do Exército e da Aeronáutica, além do Ministro da Defesa, em 7 de dezembro de 2022, no Palácio da Alvorada. O objetivo da reunião era garantir apoio das Forças Armadas para viabilizar a execução do golpe.
Estiveram presentes no encontro o almirante Garnier, então comandante da Marinha; o general Freire Gomes, comandante do Exército; o tenente-brigadeiro-do-ar Baptista Júnior, comandante da Aeronáutica; e o então ministro da Defesa, Paulo Sérgio. Enquanto os comandantes do Exército e da Aeronáutica se posicionaram contra qualquer tentativa de obstrução da posse do governo legitimamente eleito, o almirante Garnier se colocou à disposição para cumprir ordens.
A PF ainda aponta que Bolsonaro chegou a assinar o decreto golpista, mas o documento foi destruído por membros do alto comando do Exército. A recusa dos comandantes militares em assinar a minuta do golpe frustrou o plano. No entanto, o grupo de Bolsonaro continuou a disseminar desinformação sobre as urnas eletrônicas, o que culminou nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.