Posse de prefeito e vereadores eleitos de Rio Preto será em 1º de janeiro
por FELIPE VITAL
POLÍTICA
Posse de prefeito e vereadores eleitos de Rio Preto será em 1º de janeiro
O público em geral poderá assistir à solenidade em um espaço anexo, com telão, climatizadores e cadeiras.
FELIPE VITAL
A cerimônia de posse do prefeito eleito Fábio Candido (PL), do vice-prefeito Fábio Marcondes (PL) e dos 23 vereadores para a legislatura 2025-2028 será realizada no dia 1º de janeiro de 2025, às 10h00, na Câmara Municipal. Devido ao espaço limitado da galeria – com 184 lugares –, o evento será restrito a autoridades e convidados. O público em geral poderá assistir à solenidade em um espaço anexo, com telão, climatizadores e cadeiras.
Cada vereador terá direito a quatro convidados, somando 92 pessoas, enquanto o prefeito e o vice poderão levar até 80 convidados, incluindo os 32 secretários e familiares. O Departamento de Cerimonial da Câmara enviará convites às autoridades, que devem confirmar presença até 15 de dezembro para receber as credenciais de acesso.
Cerimonial e regras da solenidade
O evento seguirá o Regimento Interno da Câmara e a Lei Orgânica do Município. O prefeito e o vice chegam às 10h, onde serão recepcionados pela Banda Regimental da Polícia Militar e pelo Cerimonial do Legislativo. No plenário, a sessão será conduzida pelo vereador mais votado nas eleições de outubro, João Paulo Rillo (Psol).
Os vereadores serão os primeiros a tomar posse, assinando o livro de posse e fazendo o juramento às leis, conduzido pelo vereador mais velho da nova legislatura. Em seguida, o prefeito e o vice eleitos assumem seus cargos com o juramento na tribuna.
Após a solenidade, o prefeito segue para a Prefeitura para dar posse oficial aos secretários, enquanto a Câmara realiza a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2025-2026.