BR8 News
Lula critica demora na liberação para pesquisa de petróleo no Amapá
por FELIPE VITAL
POLÍTICA
Lula critica demora na liberação para pesquisa de petróleo no Amapá
Presidente defende autorização para a Petrobras e diz que Ibama age como se fosse “contra o governo”.
FELIPE VITAL
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou, nesta quarta-feira (12), a demora na autorização para a Petrobras realizar pesquisas de petróleo na Margem Equatorial do Amapá. Em entrevista à Rádio Diário FM, de Macapá, Lula afirmou que o impasse no Ibama precisa ser resolvido.
“Talvez essa semana ainda vá ter uma reunião da Casa Civil com o Ibama e nós precisamos autorizar a Petrobras a fazer pesquisa. Se depois vamos explorar é outra discussão. O que não dá é ficar nesse lenga-lenga. O Ibama é um órgão do governo, parecendo que é um órgão contra o governo”, disse.
O presidente reforçou que quer a exploração de petróleo na região, desde que estudos sejam feitos previamente. “Temos que pesquisar, ver se tem petróleo, a quantidade. Muitas vezes você cava um buraco de 2 mil metros e não encontra o que imaginava”, afirmou.
Lula destacou ainda que a Petrobras tem experiência e responsabilidade para conduzir o processo sem danos ambientais. “Não podemos saber que tem uma riqueza embaixo de nós e não explorar, porque dessa riqueza é que vamos ter dinheiro para a famosa e sonhada transição energética”, declarou.
O governo federal articula uma ofensiva para viabilizar a exploração de petróleo na Margem Equatorial, movimento liderado pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. A proposta enfrenta resistência da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
Em 2023, o Ibama negou a licença para a Petrobras explorar a área. Desde então, a estatal busca atender às exigências ambientais do órgão para obter a autorização.