Polícia Federal indicia Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe de Estado
por FELIPE VITAL
POLÍTICA
Polícia Federal indicia Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe de Estado
O relatório final, com mais de 800 páginas, já foi enviado ao STF. Agora, cabe à Procuradoria-Geral da República (PGR) decidir se apresenta denúncia contra os envolvidos.
FELIPE VITAL
A Polícia Federal indiciou, nesta quinta-feira (21), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais 36 ex-integrantes de seu governo pelos crimes de abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa. Segundo o inquérito, o grupo atuou de forma coordenada para tentar manter Bolsonaro no poder após a derrota nas eleições de 2022.
Entre os indiciados estão o general Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa e candidato a vice na chapa derrotada de Bolsonaro; o general Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); e Valdemar Costa Neto, presidente do Partido Liberal (PL). A conclusão da investigação veio dois dias após a prisão de quatro militares e um policial federal acusados de planejar atentados contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
O relatório final, com mais de 800 páginas, já foi enviado ao STF e agora cabe à Procuradoria-Geral da República (PGR) decidir se apresenta denúncia contra os envolvidos. Se o Supremo aceitar a denúncia, eles se tornam réus e serão julgados. Além disso, Bolsonaro já havia sido indiciado neste ano nos casos das joias sauditas e da fraude no cartão de vacinação.