PIB brasileiro cresce 0,9% no terceiro trimestre, destaca IBGE
PIB brasileiro cresce 0,9% no terceiro trimestre, destaca IBGE
Brasil se destaca no G20 com desempenho semelhante ao da China.
A economia brasileira registrou um crescimento de 0,9% no terceiro trimestre de 2024, na comparação com o segundo trimestre, conforme dados divulgados nesta terça-feira (3) pelo IBGE. Esse crescimento coloca o Brasil empatado com a China e entre os três países com melhor desempenho no G20, ficando atrás apenas da Indonésia (1,5%) e do México (1,1%).
O setor de serviços foi o principal motor da expansão econômica, com alta de 0,9%, enquanto a indústria cresceu 0,6%. Já o setor agropecuário enfrentou uma queda de 0,9%. Dentro dos serviços, o destaque foi para os segmentos de informação e comunicação (2,1%), atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (1,5%) e outras atividades de serviços (1,7%). O comércio e o transporte também registraram crescimento de 0,8% e 0,6%, respectivamente.
Na indústria, o maior crescimento foi registrado nas indústrias de transformação (1,3%), enquanto a construção teve uma queda de 1,7%, seguida pelas indústrias extrativas (-0,3%) e pela redução em eletricidade e gás (-1,4%).
Em relação ao mesmo período de 2023, o PIB brasileiro cresceu 4%, refletindo uma recuperação robusta, com destaque para os setores de serviços (3,8%) e indústria (3,5%). No entanto, a agropecuária apresentou uma queda de 3,5%.
Apesar do crescimento, há preocupações com a inflação, que no acumulado dos últimos 12 meses atingiu 4,77%, impulsionada pelos aumentos nos preços de alimentos e tarifas de energia elétrica.
No cenário global, o Brasil tem superado economias como a Arábia Saudita, os Estados Unidos e a França, mas ainda está atrás da Indonésia e do México. O IBGE ainda não divulgou os dados do PIB para o terceiro trimestre de 2024 de países como África do Sul, Argentina, Austrália, Índia e Rússia.