Rússia anuncia vacina contra o câncer com distribuição gratuita
por FELIPE VITAL
SAÚDE
Rússia anuncia vacina contra o câncer com distribuição gratuita
Imunizante personalizado promete ensinar o sistema imunológico a combater células cancerígenas, mas carece de validação científica independente. Previsão é de que seja distribuída em 2025.
FELIPE VITAL
O governo russo anunciou o desenvolvimento de uma vacina contra o câncer baseada na tecnologia de mRNA, a mesma utilizada nos imunizantes contra a Covid-19 da Pfizer e Moderna. Segundo o Ministério da Saúde do país, o imunizante será distribuído gratuitamente aos pacientes a partir de 2025.
De acordo com o Centro Nacional de Pesquisa Médica Radiológica, a vacina é personalizada. “Com base na análise genética do tumor de cada paciente, é criada uma vacina única que pode ‘ensinar’ o sistema imunológico a reconhecer células cancerígenas”, informa o site oficial da instituição.
O diretor do Centro Nacional de Pesquisa em Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, Alexander Gintsburg, afirmou em entrevista que os ensaios pré-clínicos indicaram resultados promissores. Segundo ele, a vacina suprime o desenvolvimento de tumores e potenciais metástases.
Apesar do otimismo do governo russo, até o momento, não há estudos publicados em revistas científicas que comprovem a eficácia e segurança do imunizante. Também não foram divulgados detalhes sobre os tipos de câncer que poderão ser tratados nem se as doses gratuitas serão destinadas exclusivamente ao tratamento ou se os pacientes participarão de testes clínicos.