Morre Jimmy Carter, ex-presidente dos EUA, aos 100 anos
por FELIPE VITAL
LUTO
Morre Jimmy Carter, ex-presidente dos EUA, aos 100 anos
Líder foi conhecido por sua atuação em direitos humanos e busca pela paz.
FELIPE VITAL
Morreu no último domingo (29), aos 100 anos, Jimmy Carter, presidente dos Estados Unidos entre 1977 e 1981. Carter morreu em sua casa, em Plains, na Geórgia, cidade onde nasceu e viveu grande parte de sua vida.
Na Presidência, Carter se destacou por seu posicionamento crítico a ditaduras na América Latina, como as de Augusto Pinochet, no Chile, e a ditadura militar no Brasil. Ele também deixou um legado de esforços em prol da paz mundial, ainda que seu mandato tenha sido marcado por uma grave crise econômica.
Desde fevereiro de 2023, Carter estava sob cuidados paliativos em sua residência. A Fundação Carter anunciou que serão realizadas homenagens nas cidades de Atlanta, Washington e Plains, mas detalhes sobre o funeral ainda não foram informados.
Antes de chegar à Casa Branca, o político do Partido Democrata foi senador e governador da Geórgia. Após deixar a Presidência, continuou ativo em causas humanitárias e na promoção dos direitos humanos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte do ex-presidente americano e destacou sua dedicação à paz e aos direitos humanos. “Será lembrado para sempre como um nome que defendeu que a paz é a mais importante condição para o desenvolvimento”, escreveu Lula nas redes sociais.