HEC recebe certificação de Selo Pleno do Programa 'Hospital Amigo do Idoso'
por FELIPE VITAL
RECONHECIMENTO
HEC recebe certificação de Selo Pleno do Programa 'Hospital Amigo do Idoso'
Reconhecimento é o último nível de certificação do projeto São Paulo Amigo do Idoso, destacando o atendimento prioritário e humanizado à população idosa
FELIPE VITAL
O Hospital Emílio Carlos, em Catanduva, foi certificado com o Selo Pleno do programa governamental "São Paulo Amigo do Idoso" na manhã da última terça-feira (24). O reconhecimento foi concedido após visita técnica de Cláudia Fló, coordenadora da Área Técnica de Saúde do Idoso da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
O Selo Hospital Amigo do Idoso, que é dividido em quatro níveis (Adesão, Inicial, Intermediário e Pleno), é atribuído a instituições públicas, privadas e filantrópicas que cumprem uma série de exigências verificadas por auditorias. O Hospital Emílio Carlos já havia conquistado os Selos de Adesão em 2017, e os níveis Inicial e Intermediário em 2019. Desde 2021, a unidade buscava alcançar o Selo Pleno, investindo em ações específicas para fortalecer o atendimento aos idosos. "Desde então temos desenvolvido ações específicas para obtenção da certificação através do Comitê Gestor Amigo da Pessoa Idosa, criando no 'Emílio Carlos' projetos estratégicos e atividades que coloquem a pessoa idosa como personagem principal da atenção à saúde e assistência hospitalar de qualidade", explicou Keity Emiliene Guim, coordenadora do Serviço de Reabilitação dos hospitais da Fundação Padre Albino.
Entre as iniciativas destacadas, as coordenadoras Keity Guim e Bruna Gabriela de Oliveira, que também atua como coordenadora do Serviço de Fisioterapia, ressaltaram a criação da Idosoteca, o protocolo multiprofissional para prevenção de quedas e lesões por pressão, e a adequação dos ambientes hospitalares, com melhorias em campainhas, corrimões e iluminação. As acomodações e a alimentação servidas aos acompanhantes, que muitas vezes também são idosos, foram outras áreas priorizadas. Além disso, o projeto “Amor em Forma de Movimento” permite que pacientes internados por períodos prolongados possam ter momentos de integração com familiares, amigos e animais de estimação em áreas externas do hospital.
Durante a visita técnica, Cláudia Fló elogiou os esforços do hospital e seus profissionais. "Nós temos muito orgulho de ver que um hospital desse porte está preocupado em dar visibilidade à pessoa idosa e atender cada vez melhor essas pessoas. A principal conquista que o Selo traz é para os pacientes porque são melhor atendidos e mostra para outras instituições que é possível melhorar", afirmou a coordenadora da Secretaria de Estado da Saúde.
Para Renata Bugatti, diretora de Saúde e Assistência Social da Fundação Padre Albino, o Selo Pleno representa a qualificação dos cuidados oferecidos pelo hospital. "Este Selo é um benefício para as nossas pessoas idosas, mas qualificamos, também, as famílias que cuidam deles e as pessoas que trabalham na instituição, trazendo melhor qualidade de vida, acessibilidade e velhice mais digna com todos os cuidados que todo ser humano merece", disse.
A certificação do Selo Pleno faz parte de um planejamento estratégico de humanização adotado pelos hospitais da Fundação Padre Albino, que visa agregar valor à experiência dos pacientes e seus familiares, além de estar alinhado aos objetivos de qualidade corporativa.