Rússia lança míssil balístico intercontinental em ataque à Ucrânia, diz Kiev
por FELIPE VITAL
GUERRA
Rússia lança míssil balístico intercontinental em ataque à Ucrânia, diz Kiev
Os mísseis são projetados para carregar ogivas nucleares e têm alcance de milhares de quilômetros.
FELIPE VITAL
Nesta quinta-feira (21), a Rússia lançou um míssil balístico intercontinental (ICBM) durante um ataque à Ucrânia, informou a força aérea de Kiev. É o primeiro uso conhecido dessa arma na guerra. Os ICBMs são projetados para carregar ogivas nucleares e têm alcance de milhares de quilômetros, mas não há indicação de que o míssil utilizado fosse nuclear.
O ataque atingiu empresas e infraestrutura crítica na cidade de Dnipro, no centro-leste da Ucrânia. Segundo o governador regional Serhiy Lysak, os mísseis danificaram uma instalação industrial e provocaram incêndios, deixando duas pessoas feridas.
A ofensiva ocorreu após a Ucrânia disparar mísseis dos Estados Unidos e do Reino Unido contra alvos em território russo nesta semana, desafiando alertas de Moscou sobre o risco de uma escalada significativa na guerra, que já dura 33 meses.
A força aérea ucraniana afirmou que o míssil foi disparado da região de Astracã, na Rússia, mas não especificou o modelo ou o alvo. Além do ICBM, Moscou lançou um míssil hipersônico Kinzhal e sete mísseis de cruzeiro Kh-101, dos quais seis foram interceptados.
A consultoria ucraniana Defense Express levantou dúvidas sobre a comunicação entre Rússia e Estados Unidos, principal aliado de Kiev, questionando se Washington foi previamente informado sobre o lançamento. Informar sobre lançamentos de ICBMs é considerado essencial para evitar alarmes equivocados e potenciais respostas nucleares.
Até o momento, o Kremlin não comentou as declarações da força aérea ucraniana.