Polícia Militar de Catanduva planeja lombada eletrônica móvel para fiscalizar trânsito
por FELIPE VITAL
INVESTIMENTO
Polícia Militar de Catanduva planeja lombada eletrônica móvel para fiscalizar trânsito
Equipamento será usado em operações de bloqueio e ações educativas no município.
FELIPE VITAL
A Polícia Militar de Catanduva está em processo de contratação de uma empresa especializada para fornecer um limitador de velocidade móvel, popularmente conhecido como 'lombada eletrônica móvel', para uso em atividades de bloqueio e fiscalização de trânsito. A cotação está sendo conduzida pelo Departamento de Gestão de Licitações e Contratos da Prefeitura de Catanduva.
O equipamento, que será montado em uma carreta móvel equipada com bateria, inversor e placa solar, ainda não teve o custo divulgado. De acordo com o termo de referência, o radar será capaz de medir a velocidade dos veículos a uma distância de até 15 metros e contará com painel fotovoltaico, sinalização ajustável em 360° e um painel de indicação de velocidade removível.
A iniciativa visa aumentar a eficiência das operações de bloqueio e fiscalização de trânsito em Catanduva, além de melhorar as condições de segurança para os agentes envolvidos nas ações. Segundo o 30º Batalhão de Polícia Militar do Interior, o equipamento será utilizado de forma preventiva e orientativa, sem o objetivo de aplicar multas, e também em campanhas educativas para conscientização dos motoristas sobre segurança no trânsito.
Além disso, a lombada eletrônica será utilizada em cursos de técnicas de direção policial, auxiliando na aferição de velocidade das viaturas durante as aulas práticas.